UFPE

 
 

A Rede de Núcleos de Telessaúde (RedeNUTES) desenvolve o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes em Pernambuco, uma ação do Ministério da Saúde do Brasil.

 

O Programa utiliza a internet e recursos tecnológicos para oferecer serviços de teleassistência, tele-educação e telegestão para profissionais da rede pública de saúde, prioritariamente da Estratégia de Saúde da Família, contribuindo para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), na perspectiva de ampliar e melhorar o acesso à saúde para a população.

 

alt

 

A RedeNUTES é constituída por núcleos, unidades e pontos de telessaúde implantados em municípios de todas as gerências regionais de saúde (GERES) do estado de Pernambuco. Foi criada e é coordenada pelo Núcleo de Telessaúde da Universidade Federal de Pernambuco (NUTES-UFPE), sediado no Hospital das Clínicas, em Recife.

 

Membros da RedeNUTES:

• Núcleo de Telessaúde: instituição que atua na pesquisa, desenvolvimento, planejamento, oferta, monitoramento e avaliação de serviços de telessaúde. Núcleos parceiros: Núcleo de Telessaúde da UFPE (NUTES-UFPE)Núcleo de Telessaúde da UNIVASF (NUTESVASF), Núcleo de Telessaúde da UPE (NUTES-UPE) e Núcleo de Telessaúde do PROCAPE (NUTES-PROCAPE-UPE).

•  Unidade de Telessaúde: instituição de saúde que atua na oferta de serviços de telessaúde.

• Ponto de Telessaúde: unidade de saúde que utiliza os serviços de telessaúde a partir de um kit de telessaúde (equipamento e conexão à internet). Alguns pontos de telessaúde ainda não possuem kit, mas seus profissionais utilizam os serviços por meio de kits instalados em outras unidades ou a partir de equipamentos de uso pessoal (tablets, smartphones etc).

 

alt